Vagas SISU 2019

As vagas SISU 2019 surgem como uma ótima oportunidade para você e milhares de estudantes que buscam o acesso ao nível superior em instituições públicas do Brasil. Tendo assim, acesso a educação plenamente gratuita em universidades financiadas pelo Governo. Levando isto em conta, preparamos um artigo com todas as informações sobre as vagas SISU 2019, confira!

Vagas SISU 2019

Vagas SISU 2019

Vagas SISU 2019

Para que você tenha acesso às vagas SISU 2019, é importante ter em mente que as inscrições se pautam a partir do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Entretanto, se você participou do ENEM 2018, vamos te explicar passo a passo como encontrar vagas SISU 2019 e qual delas pode ser uma boa opção para você.


Entendendo o programa SISU 2019

Todo o processo seletivo para as vagas SISU é feito a partir da inscrição no site do SISU. Essa inscrição, por sua vez, é totalmente gratuita. O processo de seleção é realizado uma única vez, por isso é importante se atentar as datas e as vagas disponíveis.

No processo de inscrição o candidato poderá selecionar até duas vagas SISU 2019, ou seja, cada estudante tem o direito de concorrer a dois cursos distintos.

Você poderá concorrer às bolsas todo início de semestre, ou seja, duas vezes por ano.


Quem pode se candidatar as vagas SISU 2019?

É importante você, que está em busca de uma oportunidade de estudar no ensino superior, se atentar aos pré-requisitos para as vagas SISU.

Veja a seguir quem poderá se inscrever:

  • É imprescindível que o estudante tenha participado do ENEM 2018;
  • A nota média mínima esperada no Exame Nacional do Ensino Médio é de 450 pontos. Ou seja, só poderão se inscrever estudantes que adquirirem uma média igual ou superior a 450 pontos;
  • A nota da redação não pode ser zero. Isto é, mesmo que sua média geral seja maior ou igual a 450 pontos, mas você tenha zerado a redação, não poderá se candidatar as vagas SISU 2019;
  • Quanto ao quesito renda, pode ser estudantes de baixa renda ou não. Mas no caso de quem inscrever-se como baixa renda, será necessária a comprovação a partir de documentos válidos.

Como encontrar as vagas SISU 2019?

Para encontrar a vaga ideal para você, pesquise antes sobre as universidades que fazem parte do Sistema de Seleção Unificada.

A partir disso, procure considerar quais fazem parte da sua realidade. Ou seja, a distância para freqüentar as aulas, a estrutura da instituição, etc. Você poderá encontrar a vaga que você tanto deseja, apenas lembre-se de se programar e pesquisar sempre.

Todavia, no momento da inscrição irão aparecer para você todas as opções de vagas SISU 2019 e ali você poderá tomar a melhor decisão de escolha.

Você sabe como funcionam as cotas SISU? O Sisu tem duas modalidades de concorrência:

  • Ações Afirmativas: nessa modalidade estão as vagas reservadas para cotas, ou políticas de ações afirmativas de cada universidade participante. Elas podem ser para estudantes de baixa renda, pretos, pardos, indígenas, pessoas com deficiência, etc.
  • Ampla Concorrência: são as vagas que não pertencem às cotas.


Como se inscrever para as vagas SISU 2019?

As inscrições para as vagas SISU ainda não foram iniciadas. Entretanto, este é um bom momento para você já se programar e ficar por dentro de como o processo seletivo funcionará.

1° passo: Acessar o site do SISU, clicando aqui;

2° passo: Preencher com os seus dados pessoais, como na imagem abaixo, e então aguardar o contato do sistema do SISU;

*Dados necessários: Número de inscrição do ENEM e senha.

3° passo: O segundo passo será você escolher as universidades e vagas SISU nas quais você quer se candidatar.

Preenchendo assim a primeira opção de curso e, posteriormente, a segunda opção. Lembre-se de considerar a cidade e a logística para os seus estudos;

4° passo: Agora é chegado o momento de escolher a modalidade que você utilizará para concorrer às vagas SISU 2019. Considere a opção a partir da livre concorrência ou cota;

5° passo: Confirmar a inscrição e acompanhar as notas de corte.

Agora que você já efetuou a sua inscrição nas vagas SISU é chegada a hora de acompanhar a nota de corte e torcer muito!