SISU 2019: Inscrições, Notas de Cortes, Lista de Espera

Por meio do Sistema de Seleção Unificada milhares (SISU 2019) de jovens podem acessar o nível superior em instituições públicas que são financiadas pelo Governo Federal e Estadual. Ou seja, o aluno terá acesso a educação gratuita! Para entender melhor como funciona o SISU 2019, continue conosco!

SISU 2019

SISU 2019

Muito em breve a edição do  SISU 2019 estará com as suas inscrições abertas, por isso é importante estar por dentro das regras ✓edital ✓cronograma ✓ inscrições ✓ o quanto antes!

SISU 2019

O programa SISU foi desenvolvido pelo MEC (Ministério da Educação), onde os candidatos concorrem a vagas participando do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). 

As inscrições SISU 2019, o processo seletivo e as oportunidades de estudos são gratuitas, por isso se você pretende obter um diploma do ensino superior, mas não tem condições financeiras de arcar com os custos, o SISU pode ser a melhor alternativa para você!

Para entender mais detalhes sobre esse programa de incentivo estudantil, continue acompanhando!


Como funciona o SISU 2019?

processo de seleção SISU 2019 é efetuado em uma única etapa. Após a realização do ENEM 2018, os estudantes deverão aguardar as datas impostas pelo cronograma SISU 2019 e realizar o seu cadastro no site oficial do programa.

O estudante tem a possibilidade de escolher até duas opções de cursos, sendo a primeira opção considerada  prioridade pelo sistema seletivo do SISU.

Quer entender melhor o como funciona o processo seletivo 2019 SISU? Veja o passo a passo:

  • Para iniciar o cadastro, acesse o site oficial do SISU clicando aqui;
  • A cada 24 h, no período em que as inscrições estejam ocorrendo, é importante que os inscritos acessem o site para saber se estão acima da nota de corte SISU 2019;
  • Após os dias voltados para inscrições, é liberado o resultado. Caso você for selecionado, precisará comparecer a instituição escolhida no ato do cadastro e realizar a sua matrícula.

Atenção: As inscrições ocorrerão duas vezes ao ano. Para participar de ambas é necessário ter realizado a prova do ENEM 2018!


Inscrições SISU 2019

Para saber como se inscrever no SISU 2019 basta conferir o passo a passo que criamos para você, futuro universitário!

Até o fechamento do artigo ainda não estava liberado o período de inscrição, por isso serão utilizados exemplos do ano anterior para lhe guiar. 

Clique aqui e seja levado ao site oficial do SISU!

  • 1º Passo
    Antes de começar sua inscrição é necessário conferir com atenção os seus dados para que o sistema do SISU entre em contato com você (candidato);

*Preencha o número de Inscrição do ENEM e Senha do ENEM

  • 2º Passo
    Ao clicar em “fazer inscrição”, escolha até duas opções de cursos (pode ser diferentes universidades);

  • 3º Passo 
    Escolha a modalidade que deseja concorrer no SISU: cotas ou livre concorrência;

  • 4º Passo
    Confirmar sua inscrição SISU 2019 para poder concorrer as vagas que foram escolhidas por você e aguarde o dia do resultado!

Primeira e segunda chamada SISU 2019

Para esclarecer todas as suas dúvidas, a primeira chamada (ou chamada regular) é dedicada somente aos alunos que passaram após o ato da inscrição. Ou seja, para aqueles que se inscrevem e passam logo em seguida em um dos dois cursos previamente escolhidos.

A segunda chamada é destinada aos estudantes que optaram por ficarem na lista de espera SISU 2019. Após o período de inscrições da primeira chamada, o Ministério da Educação convoca aqueles alunos que foram aprovados na segunda chamada


Nota de corte SISU 2019

Não entende como funciona a nota de corte SISU 2019? Essa sistema é a menor nota que é necessária para os alunos que se candidataram a vaga no seu curso desejado e terem uma chance de passar.

Para facilitar o entendimento, a nota de corte serve para que os alunos saibam em qual posição está diante das demais pessoas que se candidataram a mesma vaga. É importante lembrar que a nota de corte é modificada todos os dias, por isso é importante ficar de olho na sua posição durante todos os dias do período de inscrição!


Cotas e ampla concorrência SISU 2019

Parte da política de incentivo aos estudos no Brasil são baseadas nas cotas! Elas são divididas entre raciais e sociais.  Ao se inscrever no SISU, é preciso optar por uma das modalidades:

  • Cotas;
  • Ampla concorrência.

Os candidatos que podem optar pelo sistema de cotas são:

  • Alunos que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou particular através de bolsa integral;
  • Candidatos que possuam renda per capita de até um salário e meio por pessoa;
  • Alunos que são negros, indígenas ou pardos.

Os candidatos que optam na ampla concorrência tem como características:

  • Alunos que cursaram o ensino médio em escola particular;
  • E qualquer pessoa que deseje concorrer nessa modalidade.

Resultado SISU 2019

Ao fim do período de inscrições, o MEC divulga a lista dos aprovados SISU 2019! Para conferir a sua posição nos cursos é bem simples, basta acessar o site oficial do programa e preencher os seguintes dados:

  • Número da sua Inscrição;
  • Senha;
  • Código de Verificação.

O resultado SISU é divulgado conforme o período apresentado no cronograma SISU 2019. Ou seja, para saber o dia exato é preciso ficar de olho no edital SISU!


Lista de espera SISU 2019

Se você se inscreveu corretamente no processo seletivo, mas não conseguiu obter a aprovação nem na chamada regular e nem no remanejamento, saiba que é possível entrar na lista de espera do SISU 2019!

Para concorrer a uma vaga da lista de espera do SISU basta acessar o site, entrar com seu login e senha na sua conta e manisfestar interesse em participar da lista de espera.

*Na lista de espera o aluno concorrerá apenas a primeira escolha que ele optou ao realizar no período de inscrição!


Contato SISU

Caso exista alguma dúvida sobre o SISU 2019, entre em contato pelo número abaixo. Qualquer dúvida basta utilizar esta Central de Atendimento. Confira:

  • Telefone: 0800-616161.