Cotas SISU 2019

Para você que vai concorrer as vagas do Sistema Unificado de Seleção, é de suma importância que esteja ciente de como funciona o sistema de Cotas SISU 2019. Abaixo, confira todas as informações sobre Cotas SISU 2019, assim como seus critérios para concorrer, formas de inscrição e muito mais!

Cotas SISU 2019

Cotas SISU 2019

Antes de você conferir todos os detalhes sobre Cotas SISU 2019, abaixo explicaremos melhor como funciona este sistema!

SISU 2019

O Sistema de Seleção Unificada (SISU 2019), é um programa criado pelo Governo Federal juntamente com o Ministério da Educação em parceria com milhares de instituições do ensino superior. 

Através do SISU, os estudantes tem a oportunidade de se candidatar à vagas no curso que mais se encaixa no seu perfil profissional, assim como também, a universidade a qual deseja ingressas. E o melhor, tudo isso de forma gratuita. 

Porém, para concorrer a essas vagas, o candidato deverá ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM do ano anterior, e não ter zerado a redação e ter obtido nota acima de 450 pontos na prova em geral. 


Como funcionam as Cotas SISU 2019?

Tentando entender como funciona o SISU? O Sistema de cotas é bastante concorrido, pois muitas vezes acaba beneficiando o candidato que não obteve uma nota máxima para concorrer ao curso desejado. 

De acordo com a Lei de cotas do SISU, a mesma surgiu para garantir que os estudantes que tenham concluído todo o ensino médio em escola públicas, tenham uma reserva de 50% de vagas (por curso e turno) em todas as 63 universidades federais, 38 institutos federais e dois centros federais de educação tecnológica.

Entenda como são distribuídas essas vagas:

Dentre os 50% garantidos para os estudantes de escolas públicas, metade desse percentual é destinado para os candidatos de baixa renda, até 1,5 salário mínimo federal por pessoa da família, outra metade fica para os candidatos que declarem raça ou etnia como pretos, pardos e indígenas.

Além disso, uma parte desta vagas também são destinadas para pessoas com deficiências.


Requisitos para concorrer as Cotas SISU 2019 

Para concorrer ao curso desejado por meio do sistema de Cotas SISU 2019, o candidato deverá se enquadrar em alguns critérios de avaliação. 

Abaixo, confira todos eles:

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública – comprovar através da Declaração/ Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Renda familiar de até 1,5 salários mínimo  por pessoa – Levar consigo carteira de trabalho, contra-cheque, extrato de pagamento, cartão Bolsa Família ou algum outro documento que comprove a renda da família;
  • Raça ou Etnia – Neste caso, não será necessária a apresentação de documentação. Este critério é autodeclaratório. 

Lembrando que, se você for selecionado deverá comprovar todas as informações prestadas. Caso contrário, não poderá cursar.

Além disso, é importante que você confira o edital da instituição na qual deseja ingressar, para se certificar do tipo de cotas e número de vagas disponíveis. 


Inscrições SISU 2019 

Ciente de todas as informações sobre as cotas, chegou o momento de realizar sua inscrição SISU 2019

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, são abertas duas vezes ao ano. Ou seja, caso você não tenha sido selecionado na primeira chamada, poderá se inscrever no segundo semestre e assim, concorrer mais uma vez pela tão sonhada vaga. 

Em ambos processos, o sistema de Cotas SISU 2019 estará disponível. 

Abaixo, confira como realizar sua inscrição:

  • Acesse o endereço ➟ Clicando aqui;
  • Quando as inscrições estiverem abertas, selecione a opção “Fazer Inscrição”;

  • Faça seu login;
  • Agora, faça sua pesquisa por “Município” “Instituição” ou “Curso”. (Você poderá escolher até duas opções de cursos);

  • Analise as duas opções de nota de corte: Cotas ou Ampla Concorrência;

  • Para finalizar, confirme sua inscrição e espere o resultado. 

Com sua inscrição feita, agora basta apenas espera o dia em que será divulgado os resultados daqueles que foram selecionados para as vagas no curso escolhido no ato da inscrição!