Como Funciona o SISU 2019?

Ainda não sabe como funciona o SISU 2019? Este é um programa que oferece oportunidades aos jovens e adultos de ingressar no ensino superior de forma gratuita, sem arcar com os custos do curso. Para você que procura por informações sobre como funciona o SISU 2019, saiba que está no lugar certo! Abaixo, confira todas os detalhes referentes ao SISU.

Como Funciona o SISU 2019

Como funciona o SISU 2019

SISU 2019

Desenvolvido pelo Ministério da Educação(MEC), o Sistema de Seleção Unificada – SISU 2019 é um dos principais programas de incentivo educativo que disponibiliza vagas para as universidades públicas de todos os estados brasileiros. 

Apenas realizando a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que os candidatos podem se candidatar a essas vagas ofertadas pelo SISU. 

São abertas vagas duas vezes no ano: Uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre do ano. Mas apesar de ter duas chamadas, não deixa de ser concorrido. 

Por isso, é de suma importância que você esteja ciente de como funciona o SISU 2019 para que não perca o prazo de inscrições, assim como também para estar por dentro de todas as informações sobre!

Para entender mais detalhes sobre esse programa de incentivo estudantil, continue acompanhando!


Como funciona o SISU 2019?

Com a nota do ENEM divulgada e com as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada abertas, os interessados já podem se candidatar a bolsas no programa. Para este procedimento, é preciso acessar o site oficial do MEC e inserir as informações solicitadas pela página. 

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher até duas opções de cursos para concorrer a vaga. Mas vale lembrar que a primeira opção é considerada prioridade pelo sistema seletivo do SISU. 

Assim que selecionar essas informações você precisa acompanhar as edições. A primeira edição do Sisu 2018 acontece no mês de janeiro, todos os alunos que fizeram o ENEM podem se inscrever.

Confira abaixo mais informações sobre como funciona o SISU 2019:

  • Para iniciar o cadastro, acesse o site oficial do SISU clicando aqui;
  • A cada 24 h, no período em que as inscrições estejam ocorrendo, é importante que os inscritos acessem o site para saber se estão acima da nota de corte SISU 2019;
  • Após os dias voltados para inscrições, é liberado o resultado. Caso você for selecionado, precisará comparecer a instituição escolhida no ato do cadastro e realizar a sua matrícula.

Inscrições SISU 2019 

Agora que você já sabe como funciona o processo de seleção SISU, confira um simples passo a passo sobre como realizar sua inscrição SISU 2019:

*Antes de começar sua inscrição é necessário conferir com atenção os seus dados para que o sistema do SISU entre em contato com você (candidato).

  • 1º Passo: Acesse o site do SISU e informe algumas informações cadastrais, como:
    – Nome do Usuário;
    – Senha do portal Enem. 
  • 2º Passo: Agora, clique na opção “Fazer Inscrição” e escolha até duas opções de cursos 
  • (pode ser diferentes universidades);
  • 3º Passo: Neste terceiro passo, escolha modalidade que deseja concorrer no SISU: cotas ou livre concorrência;

  • 4º Passo: Para finalizar, confirme sua inscrição. 

Feita sua inscrição, agora basta apenas esperar o dia em que será divulgado os resultados daqueles que foram selecionados para as vagas no curso escolhido no ato da inscrição! 


Cota e Ampla Concorrência SISU 2019 

Se você ainda não sabe como funciona o sistema de cotas e Ampla Concorrência, confira detalhadamente abaixo:

Os candidatos que podem optar pelo sistema de cotas são:

  • Alunos que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou particular através de bolsa integral;
  • Candidatos que possuam renda per capita de até um salário e meio por pessoa;
  • Alunos que são negros, indígenas ou pardos.

Os candidatos que optam na ampla concorrência tem como características:

  • Alunos que cursaram o ensino médio em escola particular;
  • E qualquer pessoa que deseje concorrer nessa modalidade.

Notas de Corte

nota de corte SISU serve para que os alunos saibam em qual posição está diante das demais pessoas que se candidataram a mesma vaga. É importante lembrar que a nota de corte é modificada todos os dias, por isso é importante ficar de olho na sua posição durante todos os dias do período de inscrição!


Resultado SISU 2019 

Logo depois de ter encerrado o período de inscrições no SISU, o MEC divulga a lista de aprovados. Para conferir a sua posição no cursos é bem simples. Saiba como:

  • Acesse o seu portal do SISU;
  • Informe: 
    – Número da sua Inscrição;
    – Senha;
    – Código de Verificação.
  • Tenha acesso ao resultado. 

*Assim que divulgada a data que o resultado da lista de aprovados no SISU irá ser liberada, voltaremos a atualizar este post!