Resultado SISU 2018

A ansiedade para o resultado SISU 2018 toma conta de estudantes do Brasil todo neste momento. Um resultado SISU 2018 positivo significa mais uma etapa conquistada e o sonho de nível superior mais próximo do que nunca.

Resultado SISU 2018

Resultado SISU 2018

Como funciona o SISU?

Estudantes que realizaram a edição passada do ENEM (2017) e tiraram uma nota maior que zero na redação e conquistaram no mínimo 450 pontos de média no exame, podem usar esta nota na disputa.

Todo ano, são duas oportunidades de ingresso nas melhores e maiores universidades e institutos federais do país.

A inscrição SISU é simples, basta acessar o site oficial do Sistema de Seleção Unificada e entrar no sistema com o seu número de inscrição + senha do ENEM.

Processo de Seleção do SISU 2018

A seleção é feita a partir do primeiro até o último dia de inscrição SISU 2018.

Durante o cadastro você terá direito a duas opções de curso para concorrer e, durante esta escolha você consegue verificar a chamada ‘nota de corte’ e selecionar o tipo de concorrência: ampla ou reservada.


Nota de Corte

Ao fim de cada dia de inscrição e seleção do SISU, a plataforma te dá um resultado parcial do resultado SISU 2018 para o curso que você escolheu.

A nota de corte é calculada a partir da menor nota entre os candidatos selecionados no número de vagas. 

Exemplo:

São 5 vagas para o curso de Filosofia e o 5º candidato tem a nota 780,0, a menor nota entre os classificados.

No fim do dia a nota 780,0 será registrada como a nota de corte deste curso e só podem concorrer a estas vagas que possuir uma média maior que esta.

Modalidades de concorrência

Aqui os candidatos tem a opção de concorrer com o uso das cotas ou de ampla concorrência.

A reserva  de vagas para cotistas é  determinada por lei para quem se enquadra no perfil das políticas afirmativas, como indígenas, afrodescendentes e/ou estudantes de escolas públicas.

O candidato que tem direito as vagas reservadas tem a liberdade de concorrer na ampla concorrência, que por vezes tem a nota de corte menor.


Até quando posso usar este resultado?

O SISU é um processo mais rápido e dinâmico, por isso, se você for aprovado em uma das opções deve fazer a matrícula na instituição dentro do prazo ou, caso contrário, você perderá a vaga.


Esta vaga vai para Lista de Espera SISU e será disputada por outros candidatos. 

Já a sua nota do ENEM poderá ser usada nos dois processos ao longo do ano, não sendo válido para o ano seguinte.

 


 Como saber o resultado SISU 2018?

O resultado final é divulgado poucos dias depois do último dia de inscrição. Assim como o acesso para as inscrições é só preencher:

  • Número de inscrição + senha do ENEM

Confira se em seu resultado SISU 2018 consta aprovado em alguma das opções.  Se sim, confira as informações sobre documentação e prazos para realizar a sua matrícula.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...