Não passei no SISU 2018, o que fazer?

Não passei no SISU 2018, o que fazer? Calma! Mesmo o estudante não tendo aprovação no Sistema de Seleção Unificada, há diversos outros programas onde o mesmo poderá se inscrever! Assim, lutar pela vaga em uma das universidades brasileiras. Ou seja, ao invés de se lamentar, veja como agir! E esquecer esse medo de dizer: não passei no SISU 2018.

Não passei no SISU 2018, o que fazer?

Não passei no SISU 2018, o que fazer?

Depois do resultado negativo se olhou no espelho e disse “Não passei no SISU 2018, o que fazer?” Caso a resposta tenha sido positiva, você está no local certo. Acompanhe!

O que é SISU?

Antes de você ver alternativas de outros programas à não ser o SISU 2018, é importante que saiba o que é este programa!

O Sistema de Seleção Unificada, que tem como sigla SISU, é gerenciado pelo Ministério da Educação em pareceria com milhares de universidades públicas espalhadas por todo o país. Essas instituições públicas oferecem vagas a candidatos que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Os candidatos são selecionados através do sistema on-line, que se baseia unicamente na nota obtida no Enem pelo estudante.

Como já dito, para concorrer é necessário ter feito o Enem e se inscrever através do site oficial do SISU dentro dos prazos estipulados pelo programa. 


Não passei no SISU 2018, o que fazer?

Mesmo sendo diversas vagas ofertadas, há milhares de pessoas que não conseguem obter a sua tão sonhada vaga. E quando isto acontece, surge a difícil pergunta: “Não passei no SISU 2018, o que fazer?

Se você é uma dessas pessoas que não consegui ter acesso à universidade desejada por meio do SISU, não desista! Saiba que há vários programas criados pelo próprio Governo, para que os estudantes consigam trilhar os caminhos do ensino superior com bolsas ou financiamentos estudantis. 


Prouni

O Prouni disponibiliza várias bolsas de estudos, podendo ser integrais ou parciais de 100% e 50%. 

O valor da bolsa será variável, dependendo unicamente da pontuação obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Para concorrer é necessário se encaixar em alguns requisitos, o principal deles é ter realizado o Enem do ano vigente, neste caso, de 2018. Além disso, o candidato deverá ter obtido em média 450 pontos no exame e não ter zerado a redação. Para mais informações, acesse o site do Prouni (Clicando aqui). 


Fies

O FIES é uma outra opção para aqueles que não conseguiram uma vaga por meio do SISU. 

Por meio do Fies, o estudante pode financiar boa parte da mensalidade de uma faculdade privada durante toda a duração do curso. Uma das vantagens do Fies é que, o estudante só deverá pagar após 2 anos do término do curso. 

Para participar é necessário que a instituição desejada esteja devidamente cadastrada no programas, com cursos que tenham obtido avaliação positiva do MEC. 

As inscrições são feitas por meio do Sistema Informatizado do Fies, o SisFIES, acessado pelo próprio site do Financiamento. 

Acesse o site oficial do FIES, clicando aqui e tire todas as suas dúvidas.


Sisutec 

O Sisutec, é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Esse programa também utiliza as notas do Enem como forma de seleção, no entanto, as vagas oferecidas são destinadas unicamente para os cursos de educação profissional e tecnológica. 

Estudantes que já tenham concluído o ensino médio em escolas da rede pública ou em instituições particulares através de bolsa integral, podem participar do Sisutec. 

Assim como os outros programas já mencionados, para participar do Sisutec também é necessário ter obtido nota superior a zero na redação!

Para obter mais informações sobre este programa, acesse seu site oficial (Clicando aqui).

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...