Fui selecionado no SISU, o que fazer?

Fui selecionado no SISU, o que fazer? Essa é a pergunta de muitos estudantes que conseguem uma vaga no curso desejado! Se você se inscreveu no SISU, é de suma importância que fique atento à todas as informações, desde a divulgação dos resultados até a matrícula na universidade em que foi aprovado e saber responder a dúvida de alguém quando lhe perguntar “Fui selecionado no SISU, o que fazer?

Fui selecionado no SISU, o que fazer?

Fui selecionado no SISU, o que fazer?

O SISU

Todos os anos, milhares de estudantes se candidatam as vagas ofertadas pelo sistema de Seleção Unificada (SISU 2018), para assim, tentar conseguir uma vaga nas universidades credenciadas, entre públicas e particulares. 

É por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio que o candidato consegue se inscrever neste programa. Mas, para isto é necessário que ele se encaixe na regra básica que é não ter zerado a redação, e ter feito 450 pontos na prova objetiva. 

Preenchendo esses dois requisitos, além de ter que possuir baixa renda, o estudante está apto a se inscrever. Na hora da inscrição, ele pode escolher até duas opções de cursos, nas instituições que desejarem, desde que sejam integrantes da relação de participantes. 

Após ter realizado o cadastro, basta apenas aguardar a análise das notas e acompanhar diariamente os resultados. 

Caso tenha conseguido aprovação –  seja na primeira ou na segunda chamada, que geralmente são  divulgadas em janeiro, ou na lista de espera, que costuma ocorrer no mês de fevereiro -, você deve está atento a data da realização de sua matrícula. Acompanhe conosco todas as dicas para este passo!  


Fui selecionado no SISU, o que fazer?

Você está se perguntando “Fui selecionado no SISU, o que fazer”? Calma, iremos te ajudar! Após ter a sua aprovação, você deverá entrar em contato com a universidade na qual teve sua vaga garantida. 

É com as informações da própria universidade, que o aluno vai ficar por dentro de todo o procedimento de matrícula, como por exemplo:

  • Horário;
  • Dia;
  • Documentos necessários para a realização da matrícula, como:
    – Documentos de identificação;
    – Histórico escolar;
    – Conclusão de curso;
    – Comprovante de residência. 

Uma informação importante também é o prazo para a realização da matrícula. Esse prazo é definido no cronograma criado pelo SISU, que pode ser acessado no site oficial do programa. 


É possível solicitar a transferência de curso?

É possível sim! O aluno solicitar a transferência de curso. Caso isto aconteça, o aluno deverá entrar em contanto com a própria instituição na qual foi selecionada no momento de inscrição. 

Todo o processo de transferência de curso é regulamentado unicamente pelas instituições. Ou seja, o candidato que deseja mudar de curso, deve buscar por informações junto a própria instituição de ensino sobre regras e procedimentos. 


Quais são os auxílios para os estudantes selecionados? 

Como o programa é direcionado unicamente para as pessoas que possuem baixa renda, há alguma instituições de ensino que disponibilizam alguns auxílios, como por exemplo:

  • Auxílio transporte;
  • Moradia;
  • Entre outros. 

Os programas de assistência estudantil são implementados diretamente pelas instituições. Ou seja, não há nenhuma ligação com o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Por isso, os candidatos que precisam desses auxílios, devem buscar por informações sobre os programas existentes na própria instituição de ensino. 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...