Entenda as diferenças entre SISU, ProUni e FIES

Buscando entender as diferenças entre SISU, Prouni e Fies? O Governo Federal vem aumentando as possibilidades dos estudantes ingressarem no ensino superior, disponibilizando vários programas. Exemplo disso é o Prouni. E com as mudanças sofridas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é importante que você entenda as diferenças entre SISU, Prouni e Fies

Entenda as diferenças entre SISU, ProUni e FIES

Diferenças entre SISU, Prouni e Fies

 

Diferenças entre SISU, Prouni e Fies

Como dito anteriormente, a reestruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ampliou bastante as possibilidades para os estudantes ingressarem nas universidades públicas e privadas. 

Há programas onde há bolsas de até 100%, dando assim, a oportunidade àqueles que não possuem condições financeiras de arcarem com os custos de uma universidade paga. 

Programas como o SISU 2018, Prouni e Fies, são muito procurados por estudantes de toda a parte do Brasil. Por isso, é de suma importância que você entenda as diferenças entre SISU, Prouni e Fies. 


SISU 

O Sistema de Seleção Unificada, que tem como sigla SISU, é um programa criado pelo Ministério da Educação, onde disponibiliza diversas vagas em universidades públicas de todo o Brasil. 

O SISU classifica os candidatos com base unicamente em seu desempenho na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 


Para concorrer as vagas, o interessado terá de ter feito o ENEM e não ter tirado nota zero na redação. As inscrições são gratuitas, e ocorrem no site oficial do SISU.

Acesse clicando aqui

As inscrições acontecem duas vezes por ano, uma no início e outra na metade do ano. O candidato pode escolher até duas opções de cursos, bem como as instituições de ensino da sua preferência. 


Prouni 

O Programa Universidade para Todos (Prouni), oferece anualmente bolsas de estudos para estudantes de baixa renda. Essas bolsas são parciais, e até mesmo integrais. As bolsas parciais, é quando o estudante precisa arcar com 50% das mensalidades do curso, em faculdades ou universidades particulares. 

O Prouni, assim como o SISU, seleciona os candidatos com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Um dos requisitos, é ter feito pelo menos 450 pontos na prova, e não ter zerado a redação. 

Para concorrer as bolsas oferecidas, o estudante deve realizar sua inscrição no próprio site do Prouni (clique aqui para ter acesso), podendo optar em até duas universidades e dois cursos desejados. 

O Prouni é para estudantes que querem estudar em uma universidade particular, mas que não possuem condições financeiras. 


FIES 

Esse é um programa voltado unicamente para estudantes de baixa renda. Ao contrário do que muitos pensam, o FIES cobra juros, mas são baixos se comparados aos créditos estudantis oferecidos no mercado. 

No Fies, o aluno só começa a pagar a dívida depois da formatura e pode ser diluída em vários anos. 

Para participar deste programa, o interessado deve comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa. Além disso, ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com os critérios já citados nos tópicos anteriores. 

As inscrições são realizadas pelo SisFies (Sistema Informatizado do Fies), disponível para acesso no site do próprio Fies. Acesse clicando aqui

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...