Datas do SISU 2018

Vai realizar o ENEM 2017 e logo após se inscrever no SISU? Encontrou o lugar certo para saber as datas do SISU 2018 e várias outras informações importantes.  As datas do SISU 2018 são referentes as datas de quando o candidato precisa realizar as inscrições, matrícula e muito mais. 

Datas do SISU 2018

Datas do SISU 2018

Datas do SISU 2018

Procurando informações sobre as datas do SISU 2018? 

Aqui passaremos algumas delas para vocês. Adiantamos que as datas do SISU 2018 oficiais ainda não foram divulgadas, sendo preciso esperar um pouco.

Mas aqui iremos informar as datas de antes anteriores, para que os candidatos possam se basear. 

A seguir os estudantes que estão interessados em concorrer a uma das vagas oferecidas poderão conseguir informações cruciais em torno das inscrições, datas para o SISU e sobre partes teóricas.

No SISU 2018  os cronogramas são para contribuir com os candidatos irão se inscrever no tempo certo para o ano letivo.


SISU 2018

Não sabe o que é o SISU? Nós explicamos para vocês.

O SISU é um programa de destaque criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação e tem como objetivo possibilitar que os jovens entrem em universidades públicas, financiadas pelo própria governo, de forma gratuita. 

Diferentemente do FIES e ProUni os SISU só é válido para universidades públicas, ou seja, instituição federais ao redor de todo o país.

Para que os estudantes possam concorrer a vagas no SISU é necessário ter realizado o Enem, sendo assim, para você seguir as datas do SISU 2018 e se inscrever é preciso ter realizado o ENEM em 2017.


Como Funciona?

O SISU funciona de forma bem simples, o estudante pode escolher até duas opções de cursos. 

Explicando de forma simples, o aluno que se inscrever para concorrer a uma vaga no SISU poderá escolher no ato da inscrição no máximo duas opções de cursos. Sendo considerada como mais importante aquela que for colocada como PRIMEIRA opção, por isso, coloque em primeiro lugar o curso mais desejado por você. 

Funciona da seguinte forma: 

  • Ocorrendo duas vezes todos os anos – início e metade do ano;
  • Alguns cursos possuem nota mínima para se inscrever – no ato da inscrição você será informado se sua nota não for suficiente;
  • No SISU existe uma nota de corte que modifica todos os dias às 00:00. A nota de corte é a menor nota para que você possa continuar concorrendo a vaga;
  • No ato da inscrição você precisará escolher de qual modalidade irá participar: ampla concorrência ou cotas.

Inscrições SISU 2018

Para realizar as inscrições do SISU é importante ficar atento as datas do SISU 2018, já que existe um cronograma completo contendo informações cruciais sobre quando se inscrever. 

Acesse o portal do SISU e siga as indicações para inscrição, preenchendo seus dados corretamente.

Como foi dito anteriormente, no final da sua inscrição, você precisará escolher em qual modalidade irá concorrer: Livre Concorrência ou Cotas.

Nós vamos explicar para vocês o que é cada uma. 

  • Livre Concorrência: Qualquer pessoa pode se candidatar nessa modalidade, sendo assim, não existirá restrição na disputa. Caso você opte por essa modalidade, você estará concorrendo com TODOS os outros alunos.
  • Cotas: Caso você escolha em participar dessa modalidade, saiba que nem todos poderão participar, já que existem critérios impostos pelo SISU. 
    Tipo de cotas: 
    – Alunos de escola Pública;
    – Estudantes de Baixa Renda ;
    – Ações afirmativas (negros, indígenas e pardos).


Datas do SISU 2018

Como é sabido de todos, o SISU possui duas edições ao longo do ano: no início e na metade do ano, ou seja, a cada semestre.

O SISU do início do ano seleciona os alunos que irão iniciar no primeiro semestre. Já o SISU da metade do ano classifica aqueles que irão estudar no segundo semestre.

As datas do SISU 2018 determinam quando as inscrições e matrículas podem ser feitas. As datas do SISU 2018 ainda não foram liberadas, sendo necessário esperar um pouco. Até lá, iremos passar as datas de edições que já ocorreram para que você, candidato, possa se basear. 

  • 24/01 até 29/01 – Período de Inscrição.
  • 30/01 – Divulgação da lista dos aprovados.
  • 30/01 até 10/02 – Período em que se realizou a inscrição para participar da lista de espera.
  • 03/02 até 07/02 – Data de matrícula para os que foram selecionadas na chamada regular.
  • 16/02 – Convocação daqueles que foram selecionados na lista de espera.

Para mais informações acesse aqui.

Outras informações sobre datas iremos atualizar em breve.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...