Cotas SISU 2018

As cotas SISU 2018 dividem opiniões dos brasileiros por beneficiarem uma parcela dos candidatos do programa, mas independente desta questão, as cotas SiSU 2018 tem proporcionado uma oferta maior de vagas para estudantes que tiveram uma educação básica, em tese, mais limitada.

Cotas-SISU-2018

Cotas SISU 2018

Para conseguir as bolsas reservadas para os cotistas do SISU 2018, a opção deve ser selecionada durante o processo de inscrição, podendo ser alterada para as vagas de ampla concorrência sem nenhuma restrição.  Mais a diante você entenderá como funcionam e se você poderá ser contemplado por este direito.

Como Funcionam as Cotas SISU 2018

Assim como nos concursos públicos, as cotas também estão presentes em sistemas de seleção como o SISU e PROUNI, prova de que a LEI 12.711 de 2012 está em vigor e sendo corretamente aplicada.

O que diz a Lei

Os candidatos que estudaram durante todo o ensino médio em escolas públicas, poderão optar pelas vagas reservadas. Serão reservados 50% do total de vagas, em cursos e turnos diferentes nas universidades (63) e institutos federais (38) e nos dois (2) centros federais de educação tecnológica.

Como são distribuídas as vagas

Do total garantido para os estudantes de escolas públicas, metade é destinada para os candidatos de baixa renda, até 1,5 salário mínimo federal por pessoa da família, outra metade fica para os candidatos que declarem raça ou etnia como pretos, pardos e indígenas.


Requisitos e Como Comprovar as Informações

Só relembrando que, caso você seja selecionado para ocupar uma vaga reservada para cotistas, será necessária a comprovação das informações prestadas.

Veja abaixo como funcionará a comprovação de acordo com os requisitos:

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública – comprovar através da Declaração/ Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Renda familiar de até 1,5 salários mínimo  por pessoa – Levar consigo carteira de trabalho, contra-cheque, extrato de pagamento, cartão Bolsa Família ou algum outro documento que comprove a renda da família;
  • Raça ou Etnia – Neste caso, não será necessária a apresentação de documentação. Este critério é autodeclaratório. 

Finalizando as dúvidas, basta você acessar o site do Sistema de Seleção Unificada dentro do prazo de inscrição SISU 2018 e verificar a situação das bolsas de ampla concorrência ou na reserva de cotas SISU 2018


Inscrições SISU 2018

O processo de inscrições não sofre nenhuma alteração e muito menos dará vantagens como prazos maiores, para quem optar pelas vagas reservadas.

  • Acesse o site do SISU 2018 (basta clicar aqui);
  • Observe as datas das inscrições no Cronograma SISU no topo da página;
  • Se as inscrições estiverem abertas basta clicar em “Inscrição”;

  • Faça sua pesquisa por “Município” “Instituição” ou “Curso”

  • Analise as notas de corte nas duas opção de concorrência;

  • Escolha a que mais lhe dá a oportunidade de bolsa;
  • Aguarde os resultados.

Abrindo uma observação importante para aqueles que pensam que as cotas SISU 2018 são uma vantagem para as minorias. Está mais do que comprovado que, em todos os processos do SISU as notas de corte de alguns cursos chegam a ser maiores na disputa entre cotistas do que onde há ampla concorrência.


Dúvidas sobre o SISU

Sobre estas e outras questões do Sistema de Seleção Unificada – SISU, vale a pena se manter bem informado e, na dúvida, ligar para a central do MEC no:

0800 61 61 61

Seja você a esperança de um país menos desigual. Boa sorte!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...