Entenda como funciona a aprovação no SISU: Tire Dúvidas!

O SISU é mais uma das formas que o Governo oferece aos estudantes, de ingressarem em uma universidade federal. Ainda não conhece o SISU? Entenda como funciona a aprovação no SISU, veja como realizar sua inscrição, notas de corte e muito mais. Continue conosco e saiba como funciona a aprovação no SISU

Entenda como funciona a aprovação no SISU

Entenda como funciona a aprovação no SISU

✓ Veja ainda como funciona o cronograma SISU 2018!

Como funciona a aprovação no SISU?

Embora muitos não saibam, o SISU é um sistema totalmente informatizado, onde não envolve nenhum tipo de prova ou inscrições presenciais. Todo o seu processo é realizado pela internet, em seu próprio site. 

Os interessados neste programa, devem se inscreve no SISU usando o mesmo número de inscrição e senha utilizada para participar da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Ou seja, caso você tenha feito o Enem em um ano diferente daquele que foi solicitado pelo Sisu, o sistema automaticamente irá destacar a sua inscrição.  

O candidato pode escolher até duas opções de cursos dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SISU. 

Lembrando que, para ter sua vaga garantida, você deverá ter obtido boas notas no ENEM. 


Nota miníma para concorrer ao SISU 

As instituições de ensino participantes do SISU 2018, adotam uma nota mínima para a inscrição para os diferentes cursos. Ao escolher o curso e a universidade desejada, o sistema logo irá informar ao estudante se sua nota obtida no Enem é suficiente para concorrer. 

Se a nota obtida não for suficiente, ele pode optar por outro curso ou outra instituição. Lembrando que, aqueles que tirarem nota zero na redação do Enem não poderão concorrer às vagas. 


Notas de corte do SISU 

Quem quer obter aprovação no SISU, deve estar ciente das notas de corte do programa. 

Após o segundo dia de inscrição, o sistema do SISU, calcula a nota de corte ao menos uma vez por dia. Para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso. Por modalidade de concorrência. 

Dessa forma, o candidato pode consulta as notas de corte e verificar se tem pontuação suficiente para conseguir a vaga desejada. Caso não, ele poderá trocar de cursos quantas vezes quiser durante o período que as inscrições estiverem abertas. 


Cotas 

A maioria das instituições que oferecem como forma de ingresso o SISU, disponibilizam parte de suas vagas para candidatos:

  • Afrodescendentes;
  • Indígenas;
  • Estudantes vindo de escola pública etc;
  • Estudantes de baixa renda.

Aquele que optar por concorrer a cotas, concorrerá apenas com candidatos que fizeram a mesma opção. 

Mas lembre-se! É de responsabilidade única e exclusiva do candidato comprovar que realmente atende aos requisitos exigidos para concorrer as vagas ofertadas nessa modalidade. Para a comprovação, será necessário documentos que comprovem sua estabilidade.


Divulgação do Resultado do SISU 

Assim que o período de inscrições é fechado, o sistema do Sisu seleciona automaticamente os candidatos classificado em cada curso, por modalidade de concorrência. Sendo eles de acordo com as notas do Enem obtida pelo próprio candidato.

O resultado do Sisu pode ser consultado no boletim do candidato, na página oficial do Página oficial do SISU, nas instituições participantes ou na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Atenção: Quando sobram vagas após o período de matrícula, o Sisu abre inscrições para uma Lista de Espera. 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
    1. gerlaine patricia rodrigues de carvalho

    Adicione Seu Comentário